domingo, 17 de julho de 2011

MAIS TARDE NUMA TRAVESSA PRÓXIMA À TRINCHEIRA...

Olá, depois de um tempinho sem postagens, resolvi hoje escrever um pouco, passar a vocês um pouco do "day after" da trincheira. Sempre que algo muda fisicamente demora-se um tempo para que se tenha noção do resultado, tipo arrancar um dente, alguns dias depois a carne fecha e o local cicatriza. Com esta obra não foi diferente e poucos dias depois podemos verificar numa travessa a menos de 300 metros o mesmo antigo problema! Neste caso se revela um problema que seria mais conveniente de se resolver que a própria passagem de trens por Cambé, a localização de um depósito de cimento que gera a maior parte do transtorno e mesmo antes da trincheira as manobras e paradas de trens por aqui ocorriam já por conta de  que vagões pudessem ser manobrados e destinados ao pátio de descarga deste depósito. Essas manobras necessárias criam transtornos sempre que ocorrem, pois pegam geralmente o pedestre, aquele que não teria tempo de retornar até a trincheira para transpor a ferrovia, e como no caso da foto abaixo, de uma mãe com carrinho e criança então...
Foto tirada em 25/06/2011 (clique na foto para ampliar)
Na foto acima estampado no vagão uma ironia, o lema da empresa que administra a ferrovia: a gente nunca para! Este local é próximo da trincheira menos de 300 metros como já disse, mas a uma distancia grande demais para ser percorrida a pé e mais longa ainda empurrando o carrinho e a criança, então o que restou neste caso a esta mulher foi esperar mais de 15 minutos com sol de meio dia na cabeça. Problemas que não foram antevistos e que servem para endossar a necessidade, além da trincheira, de passarelas de pedestres, pois neste caso este está sendo tolhido de um direito constitucional que tem, o de ir e vir! Este é um caso, mas tenho mais alguns registros de trens trancando a passagem próximo da trincheira, como seguem:
Foto tirada em 25/06/2011 (clique na foto para ampliar)
Acima composição entrando no desvio do pátio da estação para a passagem de outro trem.
Foto tirada em 23/06/2011 (clique na foto para ampliar)
Aqui, o mesmo trem visto dos dois lados, acima, visto do centro da cidade e abaixo, visto a partir do bairro. Estes vagões ficaram aí por uns 10 minutos, não causou transtorno pois neste dia era feriado.
Foto tirada em 23/06/2011 (clique na foto para ampliar)
Nestas duas circunstâncias onde o trem parou sobre as passagens próximas da trincheira depois da obra pronta o grande erro cometido é o de pensar que a existência da trincheira resolva o problema da travessia da ferrovia. Talvez resolva para quem está de carro, detalhe aliás que se tornou a vocação da passagem, o de facilitar a travessia de veículos. Resta aos pedestres que estiverem próximos a utilização da mesma, aos demais, continuar esperando a partida do trem ou pular, o que não é nada recomendado se levarmos em conta que da mesma forma inadvertida que o trem para ele parte, e isso pode ocorrer enquanto alguém estiver pulando sobre os engates, o que pode ocasionar novamente acidentes, até com morte, como já vimos ocorrer. 

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