quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Cumprindo o lado "CIDADÃO"

No ano passado, (2009), durante o inverno, nos meses de junho e julho diversos andarilhos fizeram da plataforma da estação de Trens de Cambé sua própria casa, passando a praticar ali todo tipo de atos, como se estivessem protegidos por paredes, eles ali se banhavam, se drogavam, praticavam atos sexuais bem como gestos obcenos para os pedestres que passavam pela calçada da Rua Curitiba. Naquela época eu tive a iniciativa de correr um abaixo assinado entre os moradores do entorno da estação com o propósito de direcioná-lo às diversas autoridades responsáveis. Melhor que isso, junto com um vizinho meu, o Sr. Nelson Luis Vidotto, conseguimos uma audiência de ajustamento de conduta junto ao Ministério Público, aqui representado pelo Sr. Promotor Leonildo de Souza Grota, audiência esta que aconteceu na manhã de 27/07/2009 no Fórum de Cambé. No dia da reunião, bem cedo o Sr Nelson tirou estas fotos, mostrando a situação naqueles dias (clique nas fotos para ampliá-las):




Esta situação, mostrada nas fotos acima, aqui em Cambé pode-se dizer que é inaceitável, pois nosso município é tradicionalmente empregador, no campo, cidade ou indústria, para quem quer trabalhar com certeza não falta serviço, além de contarmos com inúmeras instituições de ajuda, como albergues, Secretaria de Ação Social além de instituições religiosas, como os vicentinos católicos, então, se pessoas como as vistas nas fotos, jovens ainda, preferem viver desta forma, algo está errado, o que não pode ser aceito, motivo de nosso abaixo assinado.
Naquele dia compareceram na reunião, além do Promotor, Sr. Leonildo, eu e o Sr. Nelson , um representante da Empresa ALL - América Latina Logísitica e um advogado da Empresa, o Sr. Eduardo Pavinato, Secretário de Governo da Prefeitura, o Sr. Claudinei Gloor, Secretário de Obras, uma Representante da Secretaria de Ação Social, o Sr. Clodoaldo, Assistente Social, além da Ouvidora do Município, Josiane Ribeiro dos Santos Brito. Naquela data ficaram definidas algumas ações, e na data de ontem, 1/12/2010 recebi comunicado oficial do Ministério Público, me informando do resultado destas ações.
Veja abaixo o comunicado (clique nas fotos para ampliar):





Estou transcrevendo isso unicamente para demonstrar que ninguém deve nos dar as coisas simplesmente por que achamos que merecemos. Algumas coisas temos que conquistar. Um lugar sossegado para viver depende muito mais de nós do que dos outros, porém o nosso lugar será sempre como o fizermos, mesmo que para que isso aconteça, tenhamos que cobrar de quem responsabilidade tenha para que seja exercida essa responsabilidade, só assim poderemos viver em paz. Vale lembrar que tudo isso ocorreu bem antes de se começar a construir a trincheira e também bem antes da morte das meninas, mas sempre me preocupei, não só com meu quintal dentro de casa, mas sempre tratei a estação e o pátio de manobras como sendo também parte de meu quintal.
Esta é a estação de Cambé nos dias de hoje, um pouco mais sossegada do que naqueles dias (clique nas fotos para ampliar):



2 comentários:

  1. Como já dizia aquele velho ditado: "Quem tem boac vai à Roma".
    É muito gratificante conhecer pessoas, como o autor e o Prof. Dr. Nelson Vidotto, capazes de pensar além do próprio metro quadrado em que habitam e do bem estar próprio.

    ResponderExcluir
  2. Grato pelo comentário! Na verdade naquela época não tínhamos muito o que fazer, só faltou irmos até a plataforma e expulsar aquele pessoal com vassouras, mas são seres humanos, e não seria esta a conduta. Então resolvemos documentar nossa insatisfação com um abaixo assinado e encaminhar esse documento às esferas cabíveis. Aí está o resultado e a prova de que vale a pena ser cidadão, e hoje, toda a Rua e a vizinhança, pessoas até que se recusaram a assinar o abaixo assinado, gozamos da tranquilidade que conquistamos (e merecemos).

    ResponderExcluir