quarta-feira, 8 de setembro de 2010

O início

                    Próximo ao dia 10 de novembro de 2009, a empresa contratada, Tengel Engenharia, de São José dos Pinhais - Pr., começou as atividades de construção da trincheira, mais na verdade as obras só começaram a embalar a partir de 10 de janeiro de 2010, quando operários começaram a trabalhar no local da obra, se instalando no pátio da estação, que foi cercado se transformado em um grande canteiro e ao mesmo tempo alojamento dos funcionários. A primeira fase começou pelo lado bairro, precisamente do lado da rua Curitiba, confrontando com a Rua Antonio Donadio, onde, ao término da obra será construída uma rotatória.
                    Primeiramente se trabalhou a primeira carreira de pilares. A construção dos pilares é executada de uma forma curiosa! Primeiramente é perfurado um poço, de mais ou menos 3 metros de profundidade e perto de 1 metro de diâmetro. Em seguida, com um molde especifico, é construído uma espécie de tubo de concreto, oco, por fora da terra, que depois vai sendo descido. Então um operário desce de novo por dentro do tubo e perfura mais 3 metros, então se constrói mais 3 metros do tubo fora da terra, que de novo vai ser baixado e assim por diante, até doze metros. A finalidade de se fazer esse tubo oco de concreto é que ao fim dos doze metros, o operário tem de escavar a sapata de sustentação, de mais ou menos 4 X 4 metros por 3 de altura, e o concreto serve para segurar as paredes do poço. Então se arma a ferragem da sapata e do interior do pilar, que finalmente são preenchidos por inteiro com concreto, tendo assim o pilar pronto.

Foto tirada em 15/11/2009 às 15:54 Hs. (Clique para ampliar)
                    A curiosidade então é o fato de que enquanto os tubos não ficam por inteiro dentro da terra, é visto um feixe de ferragens apontando para o céu, o que gera na maioria dos leigos a idéia de que algo vai ser feito para cima da ponte e não abaixo dela como realmente acontece. Até hoje, quase na fase final da construção dos pilares, ainda tem gente que questiona o que vai ser feito ali, tão alto assim...
Aqui, as primeiras medições e marcações, no início. Foto tirada em 12/11/2009, às 13:51 Hs. (clique para ampliar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário