Foto tirada em 26/6/2010 (clique na foto para ampliar) |
Nesse dia (26/6/2010) começou a ser retirada uma grande quantidade de terra da margem da Rua Curitiba, tarefa essa que envolveu vários caminhões caçamba e essa máquina da foto. A remoção de terra foi necessária por que neste local será pavimentada uma outra via, da Rua Equador até a Rua Professor Couto da Costa. A imagem mostra a remoção bem no início. Esse trecho foi rebaixado e parte dele ficou até em nível inferior ao já existente.
Foto tirada em 30/6/2010 (clique na foto para ampliar) |
Quatro dias depois e quase metade do trecho já havia sido escavado e a terra removida. Nestes dias o tempo estava ajudando, com dias de sol o serviço rendeu bastante e ao contrário do que se esperava logo aquele gramado bonito que todos estavam acostumados deu lugar a um terreiro só. A parte ruim disso é que depois dessa remoção passamos um grande período de seca e poeira foi o que não faltou.
Foto tirada em 2/7/2010 (clique na foto para ampliar) |
No começo de julho as coisas já adiantadas por aqui. No detalhe à esquerda da foto próxima ao local da trincheira, uma viga metálica, parte da estrutura da ponte que posteriormente eu irei mostrar como foi colocada sobre os pilares. Foram usadas várias delas na construção. Apenas seis dias depois de se começar a escavação já havia saído tudo isso de terra, porém tinha muito mais ainda para se retirar.
Foto tirada em 7/7/2010 (clique para ampliar) |
Foto tirada em 11/7/2010 (clique na foto para ampliar) |
No dia 11/7/2010 eu tirei esta foto, que mostra mais um pouco do avanço da escavação, que agora já estava em sua fase final. Foi desta feita removida a terra no local onde estão as máquinas e o caminhão, e foi colocada terra limpa no lugar, usualmente se faz isso para uma melhor compactação, o que é feito com aquele trator com um rolo compactador com pontas, conhecidas como pés de carneiro. No dia seguinte a essa foto, quase no final da remoção de terras caiu uma chuva, que foi uma das últimas registradas por aqui em quase tres meses. Essa chuva fez interromper o serviço quase no final. Devo postar um vídeo que mostra esse detalhe (da chuva caíndo), mas antes quero mostrar a remoção de uma escadinha que havia bem em frente a rua Professor Couto da Costa e que foi durante anos utilizada pela população da Vila Mesquita, bem como de outros bairros ao redor para se dirigir ao centro da cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário